A história de nossa querida A∴R∴L∴S∴ Scripta et Veritas, tem início no dia 10 de setembro de 1965, às 18h, na Rua Visconde de Inhaúma, nº 134 – sala 1314, Centro, município do Rio de Janeiro, estado da Guanabara, hoje estado do Rio de Janeiro.
Sua fundação coube aos Amados Irmãos Joaquim Gonçalves Pereira, Arlindo Lemongi, Dourival de Souza Martins, George Coimbra da Silva, Aylton de Menezes, Joir Meira de Vasconcelos Camara Leal, Uziel Vieira Rocha, Francisco Rodrigues Parente, Ibsen Maiolino, Ayrton de Sales Coimbra e Vicente Menezes Faro.
A inciativa da Fundação foi do Valoroso Irmão Aylton de Menezes, que há muito idealizava uma Loja que tivesse como intuito formar Secretários com excelência em suas funções, e que pudessem auxiliar aos trabalhos de todas as co-irmãs, no sentido de resolver e orientar todos os Irmãos que tivessem problemas ou dificuldades com as Secretarias de suas Oficinas.
Aos vinte e nove dias do mês de abril de mil novecentos e sessenta e seis, no Oriente do Poder Central, estado da Guanabara, às 20h em seu Templo provisório, reuniu-se a Comissão Regularizadora da A.R.L.R Scripta et Veritas, composta pelos Amados Irmãos Osmane Vieira Rezende, José Coelho da Silva, Silvio Cláudio, George Coimbra da Silva e Joaquim Pinto de Magalhães. A Regularização foi estabelecida pelo Decreto nº 2004 de vinte e dois de março de mil novecentos e sessenta e seis.